
Responsabilidade Técnica para empresas

Leandro Alves
Engenheiro Mecânico
A Responsabilidade Técnica (RT), conforme estabelece a Resolução Normativas nº 1.121, de 13 de dezembro de 2019 do CONFEA, é uma posição assumida por Engenheiro Mecânico devidamente habilitado, de planejar, orientar, acompanhar e se responsabilizar pelas atividades técnicas de Engenharia de sua área da empresa parceira.
Para atingir esse objetivo, o Responsável Técnico deve ter como norma de conduta ético-profissional a preocupação prioritária com a segurança dos trabalhadores e o controle de qualidade dos procedimentos.
Mesmo o profissional contratado não tendo vínculo empregatício com a empresa, é de extrema importância ter um relacionamento de proximidade, para o sucesso da parceria.
Em um primeiro momento, busca-se entender como as operações já são realizadas hoje, afinal de contas, o objetivo não é de revolucionar os procedimentos da empresa repentinamente, mas sim, de analisar a operação e fornecer consultorias acerca de pontos-chave, que podem ser aperfeiçoados gradativamente.
Aplicando os métodos de análise, planejamento, orientação e acompanhamento, será possível garantir operações mais seguras e com alto rendimento, além de tranquilidade para a empresa, possibilitando o foco na gestão do seu negócio. São inúmeras as vantagens em ter um Engenheiro Responsável Técnico (RT), como pode ser elencado a seguir.
Benefícios para a empresa:
- Segurança dos trabalhadores.
- Regularizações burocráticas para fiscalizações do sistema CONFEA/CREA, Corpo de Bombeiros, ANVISA, Ministério do Trabalho, entre outros.
- Adequações técnicas dos procedimentos e atividades.
- Maior tranquilidade, com menor custo em Recursos Humanos.
- Organização de documentos para busca rápida.
- Melhoria da qualidade dos processos produtivos.
- Redução ou eliminação de retrabalhos.
- Planejamento baseado em manutenção preditiva.
- Manutenções corretivas mais simples e esporádicas.